Monday, March 13, 2006

Saudade

SAUDADE, s. f. Sentimento mais ou menos melancólico de incompletude, ligado pela memória a situações de privação da presença de alguém ou de algo, de afastamento de um lugar ou de uma coisa, ou à ausência de certas experiências e determinados prazeres já vividos e considerados pela pessoa em causa como um bem desejável (freq. us. tb. no pl.).


Do que adianta sentir saudades se as coisas jamais serão do jeito que já foram um dia? Ficar lembrando do passado não tem me ajudado muito ultimamente, pelo contrário, tem apenas feito com que eu me questione se as decisões que tomei foram acertadas. Quando faço essa pergunta surgem os famosos "se". E SE eu tivesse feito assim? E SE eu não tivesse feito tal coisa? Sinceramente tais pensamentos são inúteis, afinal não há nada que eu possa fazer para mudar tudo que deu errado. O que eu realmente gostaria é que minhas memórias parassem de me atormentar e parassem de me lembrar como eu já fui feliz e que agora não sou mais.