Friday, December 27, 2013

Adeus ano velho

Há apenas 4 dias do final do ano uma questão veio a minha mente: o que eu posso fazer para que 2014 seja um ano extraordinário? A resposta, por mais complexa que seja a questão, é: fazer as pazes com o meu passado e tirar o máximo proveito dos meus erros para usá-los em prol do meu crescimento pessoal.
Não que tenha sido um ano ruim, pois nada catastrófico aconteceu, mas 2013 foi o ano de atar as pontas soltas do ano interior. Foi o ano de finalmente fazer as pazes com a ex. De reavaliar amizades. De superar - ou pelo menos tentar - o final infeliz do último romance. De perceber como é fácil julgar e dar pitaco na vida alheia. De se dar conta que o desapego quando praticado no momento errado, faz mais mal do que bem. De cair na real que tentar conquistar o amor de alguém que não se sente da mesma forma que você, nada mais é que um vício improdutivo. De perceber a importância de se exercitar e cuidar bem do corpo. De praticar a arte da gratidão e tentar ver as coisas de uma perspectiva positiva. De se dar conta que largar os béts na hora certa é uma atitude inteligente e não derrotista. De notar a importância de tentar ver algo além da aparência nas pessoas. De viver o presente. De perdoar. De aprender a mastigar devagar e beber um 1,5L de água por dia. De perceber que se colocar em primeiro lugar não é ser egoísta. De redescobrir o prazer de escrever para extravasar as mazelas que afligem meu coração. De praticar o relativismo suave e dar tempo ao tempo. De notar que o segredo é viver com menos e buscar o caminho do meio. De perceber como analisar e buscar sentido em tudo traz mais prejuízo do que benefícios. De lembrar da importância de respirar.
Foi um ano e tanto no tocante a descobertas sobre mim mesma, diria que foi uma espécie de jornada interior - com direito a surpresas agradáveis e outras nem tanto. Mas em 2014 quero jogar fora a cartilha de regras que pautam minha vida e me reinventar. Quero mais espontaneidade e freestyle. Quero reconhecer meus limites e não passar por cima deles. Quero ser mais coerente, firme e convicta com o que é melhor para mim. Quero parar de agir impulsivamente e me arrepender 5 minutos depois. Quero equilíbrio e um coração tranquilo pra tomar decisões inteligentes e não ser uma escrava das consequências. Quero simplificar e deixar de lado minha tendência para o drama. Quero viver o presente. E quero força e paciência para conseguir colocar tudo isso em prática.

Que venha 2014!