Tuesday, December 31, 2013

Amor Bandido - 2013

O início da temporada 2013 começou de forma totalmente previsível e sem sal, mas a verdade é que os roteiristas da série estavam preparando surpresas bombásticas para balançar o andamento do show. 
Tudo começou em fevereiro, quando a mocinha voltou a se encontrar com a razão de seu afeto - que como foi retratado na temporada anterior, só a fez sofrer e desejar sair correndo para as montanhas para se salvar do seu charme e dos seus olhos verdes. Bem da verdade, nossa heroína já tinha tentado se livrar desse ser inúmeras vezes, mas sempre acabava caindo no seu canto de sereia. 
Foi nessa vibe "te amo, mas você está me levando à loucura e eu preciso sair dessa valeta que me enfiei", que a novela foi para São Paulo e mostrou tomadas incríveis do Lollapalooza 2013. A audiência, bem como o coração da mocinha dispararam com o show do Queens of the Stone Age. 
Para elevar o nível e cativar o público, na semana seguinte, a produção levou o show para Europa e filmou em Madrid, Paris, Londres e Amsterdam. Momentos que foram, definitivamente, os melhores da vida da protagonista que vivia com o riso frouxo nos dias em questão. Foi nessa viagem que ela descobriu que não era possível se apaixonar apenas por pessoas, mas também por lugares e foi o que aconteceu com ela e a cidade de Madrid. Segundo a criadora do reality show, a moça ficou meses vivendo em função de uma paixão unilateral, então era natural que ao sair do seu hábitat natural ela se comportasse como alguém totalmente diferente - livre de amarras e de qualquer tipo de sentimento de amargura. Ela readquiriu o gosto pela vida e por aventuras. 
O público torceu para que essa felicidade plena permanecesse na vida de nossa protagonista, porque convenhamos, ela fica um pé no saco quando resolve se trancar dentro de casa e evitar o contato com outros seres humanos. Mas obviamente os roteiristas do programa tinham outros planos: assim que voltou a mocinha perdeu o emprego. Na mesma semana, quando foi entregar os mil presentes que havia comprado em sua viagem para a sua amada, ela tomou mais um golpe e teve que ouvir um: "estou ficando com outra pessoa." 
Os fãs do show pensaram: fodeu! Lá vai ela se afogar em um mar de cachaça, destruição e auto-piedade mais uma vez. Mas para surpresa geral da nação, não foi o que aconteceu. Segundo a crítica, "a protagonista está mais madura e humanizada. Ela sofre como todo mundo, mas está encontrando formas mais construtivas de lidar com essa dor e emaranhado de sentimentos horrorosos."  Foi assim que a moça decidiu cortar radicalmente laços com sua amada, começou a fazer yoga e acunpuntura, deu início a aulas de culinária com suas avós e também iniciou um caso de amor tórrido com Revenge, Parks and Recreation, seu Playstation 3 e com livros de auto-ajuda. Nesse ínterim  a protagonista também tomou uma das decisões mais importantes de sua vida: decidiu que iria passar um ano em Dublin. 
Não vamos mentir que o programa virou um monólogo e a audiência deu traço, pois a moça parou de sair e se dedicou exclusivamente ao tratamento de sua saúde mental, que estava totalmente fragilizada. Mas... Depois de um período de recolhimento ela voltou com tudo: arranjou novos amigos, passou a sair freneticamente, arrumou um novo emprego e teve um novo affair, que durou menos do que ela gostaria, mas que teve muito impacto em sua auto-estima e ajudou a derrubar alguns conceitos que ela levava consigo e já não faziam mais sentido. 
Mas essa calmaria durou pouco e para o público que esperava mais drama, choro e desgraça os acontecimentos seguintes foram um banquete para os olhos: ela e a razão de seu sofrimento voltaram a se falar, se encontraram e quando se deu por conta, lá estava ela mais uma vez apaixonada pelo ser egoísta que ela não queria nem ver mais pintado de ouro e que só a havia feito se maldizer e questionar suas escolhas amorosas. Do dia para noite as coisas viraram um espiral de auto-recriminação e vergonha, numa escalada de culpa e desespero. Foi quando a protagonista percebeu que sua vida amorosa havia se tornado um possível tema das canções do Raça Negra, que por sinal apareceu no programa e fez parte de um episódio que encheu os olhos da audiência. 
Com tantas dúvidas e incerteza quanto a permanência da razão do seu desafeto no reality show, rolou até uma votação com o público se a fulana deveria continuar no elenco fixo ou não. Obviamente ela perdeu a enquete, pois não há uma alma viva que acredite no romance entre as duas, nem mesmo a estrela da novela. Agora se o encosto vai voltar é uma questão que nem quem escreve o show sabe responder. 
Mas para que os achavam que mais nada importante poderia acontecer, os roteiristas se superaram e inseriram na trama um novo interesse romântico e esse sim, ganhou o público, pois estava fazendo um bem imenso para a protagonista. Só que tal romance estava datado, afinal todos sabem que a mocinha da novela estava com viagem marcada e não poderia se envolver emocionalmente com ninguém. Inclusive numa entrevista exclusiva com a protagonista nos bastidores quando questionada sobre o que ela espera de 2014 ela respondeu: “espero me dedicar ao trabalho e aos meus sonhos. Vou empregar a energia que gasto em relacionamentos em coisas mais produtivas. Resolvi o dilema - caso ou compro uma bicicleta? Vou comprar uma bicicleta e vou pedalar por Dublin inteira. Além disso, não quero e não tenho estrutura para me envolver com ninguém tão cedo. Quero cuidar e investir no meu maior patrimônio - eu mesma.” 
Esperamos que ela cumpra com as resoluções e vá atrás de sua felicidade. Se ela vai encontrar ou não, você confere aqui! Portanto, fique atento para mais notícias e não perca a próxima temporada de “Amor Bandido”, o único reality show/novela mexicana sem final feliz e transmitido 24 horas por dia.