Wednesday, May 02, 2012

Little miss obsessive - Parte I

Essa semana estava navegando como quem não quer nada por aí nos meus sites favoritos e acabei encontrando um teste para obsessivos compulsivos fazerem. A premissa da brincadeira era procurar erros numa determinada imagem e verificar o resultado que variava entre observador e WTF. Meu teste me caracterizou apenas como uma pessoa perfeccionista. "Menos mal", pensei comigo mesma, mas refletindo mais profundamente sobre a questão TOC's, comecei a enumerar as manias e hábitos que tenho e o saldo final na verdade foi meio assustador. 
Eu, por exemplo, tenho mania de SEMPRE voltar para conferir se tranquei a porta de casa ao sair ou se liguei o alarme do carro, fechei os vidros e desliguei os faróis do mesmo. Geralmente, esse retorno para fazer a conferência ocorre quando já estou há umas duas quadras do local de origem, mas não interessa porque eu sempre acabo voltando por não conseguir conceber a possibilidade de ter deixado a porta destrancada. Enquanto eu não regresso para me certificar que tudo está devidamente trancado, aquela ideia de alguém entrar na minha casa ou roubar meu carro fica martelando na minha cabeça e eu não tenho paz espiritual. Na real, isso só acontece pelo simples fato de eu não prestar atenção no que estou fazendo e sempre estar pensando em várias coisas ao mesmo tempo. Alguns chamam isso de ansiedade, mas sobre esse assunto falarei com meu terapeuta num momento oportuno. Enfim... 
Outra mania que tenho é de não arrancar a película de plástico de eletrônicos ou qualquer outro produto novo com medo de estragar ou riscar o objeto. Aliás, eu até arranco, mas depois de ter usado várias vezes e ter perdido um pouco do apego pelo bem. Esses dias comprei um relógio novo e fiquei usando-o umas duas semanas com a película por cima para não riscá-lo. Só tirei o plástico porque ele começou a descolar, senão provavelmente estaria usando a dita película até hoje. Lembrando que eu também faço isso com etiquetas de roupas novas. Caaaaaalma, deixa eu explicar! Eu não fico usando roupa com etiqueta, mas não a arranco enquanto não for usar a roupa pela primeira vez porque tenho uma paranoia de sei lá, ter vontade de trocar a roupa e não poder por ter arrancado a etiqueta. Vai entender né... 
Bem, garanto que o próximo item da lista muita gente deve fazer igual: salvar arquivos de 30 em 30 segundos no computador (principalmente no Word). Ok, provavelmente as pessoas até salvem os arquivos com certa frequência, mas não compulsivamente como eu faço. E não é que eu já tenha perdido algum documento porque o pc travou ou a luz acabou, mas só de pensar nessa hipótese, entro em pânico e por isso procuro ficar um passo a frente da tragédia eminente ou não tão eminente assim. Vale lembrar que também tenho esse maravilhoso hábito quando jogo videogame, pois morro de medo do PS3 travar e eu perder todo o meu progresso. 
Eu tinha um amigo que só escutava música em volumes de número par no carro e desde que conheci essa criatura, percebi que as pessoas têm hábitos peculiares no tocante ao seu automóvel. E eu não sou diferente. A minha mania é sempre encher o tanque toda vez que ele chega no quarto final de gasolina. Isso porque morro de medo de ficar sem combustível no meio do nada. Ainda com relação ao meu carro, tenho outros dois hábitos que estão meio interligados: fazer exatamente sempre o mesmo caminho quando vou para determinado lugar. Quando digo o mesmo caminho, quero dizer que dirijo até na mesma pista sempre. E falando em pista, eu tenho a mania de não trocar de faixa. Ou seja: se eu tenho que virar a direita 28 quarteirões à frente a probabilidade que eu fique na pista da direita todo esse tempo é de 99,1%. Mas pelo menos esse hábito, tem uma explicação bem plausível: curitibanos são mega mal educados no trânsito e não dão passagem para ninguém, então ficar na faixa certa é evitar que você perca sua conversão no futuro.